5 de jan. de 2014

Natal (Créditos: Forever Sapo)

Olá, sorvetes de morango! Sabem aquele Natal que está já chegando? Hoje vim falar um pouco dele, sobre o que significa, a história, e dicas de decoração

Natal é um feriado religioso comemorado a 25 de Dezembro (quem não sabe, né? -.-). A não ser nalguns países ortodoxos em que se comemora a 7 de Janeiro. Algumas comemorações típicas são a ceia de Natal, a entrega de prendas à meia-noite, presentes nas meias, árvores de Natal, refrões e outros. 
As primeiras comemorações eram em Roma, mas - após uma série de episódios - esta festa passou a ser conhecida de forma a a comemorar o nascimento de Cristo.
Clica em Leia Mais



Mas quem se importa, não é mesmo? Neste momento importante é saber preparar uma festa como deve ser, em decoração, convidados, de forma a que nada falhe numa data tão especial que por acaso é a minha festa favorita.



Decorar a mesa:
  • - Escolha uma toalha grande, de preferência com cores Natalícias (no Brasil é Natalinas, acho eu...): Branco com bordas azuis, douradas ou verdes, verde e vermelho, vermelha escura com desenhos de pinheiros, azevinho, ou outros, etc...
  • - Escolha guardanapos de pano e não papel: Dão sempre um ar mais confortável. De preferência, brancos ou vermelhos. Extra: coloque bagas em cima. 
  • - Pratos: Brancos ou vermelhos também. Para dar um ar profissional, certifique-se de que todos os convidados têm pratos para uma possível sopa, o prato principal e sobremesas. 
  • - Coloque velas nas mesas. Elas podem estar dentro de frasquinhos decorados com fitas vermelhas e azevinho, ter cores de Natal (as que eu estou farta de citar ou dourado, que também é adequada) ou outras velas bonitas. 
  • - Acrescente outras coisas: uma mensagem de Feliz Natal em cada prato ou cadeira, cestos com bolas de Natal,fitas nos talheres, uma estátua em miniatura de bonecos de neve ou Pai Natal, castiçais, grinaldas, dê o efeito de neve com sal ou açúcar em taças... Mas não deixe a mesa demasiado sobrecarregada, o importante é comer, não fazer um desfile de enfeites.
  • - Se inspire nas imagens abaixo:


Decorar a casa:
  • - Baseie a decoração na paleta de cores tradicional: Vermelho, Verde, Branco e Dourado. Não quero dizer que toda a casa deva ficar dessas cores, pois além de ficar enjoativo, ninguém vai comprar móveis novos só para o Natal. Quero dizer para não inventarem demais, como azuis, roxos, e laranjas. 
  • - Escolha o pinheiro tradicional ao seu gosto. O normal é ser verde, mas existem pinheiros brancos que arrasam. O importante é que se note a decoração. Luzes pisca-pisca, bolas de Natal, uma estrela ou anjo no topo, figurinhas de Pai-Natal, bonecos de neve, renas e presentes, laços vistosos, flocos de neve e sinos, e não esqueça de presentesem volta da árvore! ;)
  • - Enfeite os móveis e as mesinhas, colocando-lhes coisas em cima: castiçais, grinaldas, azeviche e bagas, velas, estátuas natalinas e taças com açúcar, tal como na mesa. Meias também ficam muito bem ao pé da lareira, que deve estar acesa tanto quanto possível. 
  • - Faça um presépio. Ele tem muito significado. Compre feita a casa e as pessoas, senão faça você mesmo, nem que seja em barro, papel colado em cartolina com um suporte, esculpido em madeira, ou deixe os seus filhos brincar com plasticina. 
  • - Pendure coisas no teto e nas paredes: Estrelas e flocos de neve a pender dos candeeiros, luzes pisca-pisca na parede, grinaldas na parede também e nas portas, quadros simbólicos e pingentes de gelo (em plástico) do teto... Cole adesivos natalinos na parede.
  • - Use e abuse dos panos. Se o seu sofá é sem graça e tem uma cor pouco natalina, escolha um pano vermelhão ou branco e o tape com ele. Ponha também panos rendados por baixo dos objectos, ficam uma gracinha. Escolha tapetes vermelhos ou brancos, felpudinhos de preferência, e forre as almofadas com tricô, se conseguir.
  • - Decore a casa também por fora! Se tiver varanda, entrelace azeviche nela e pendura um Pai-Natal. Se não, só fique pelas luzes e uma grinalda na porta para convidar o espírito de Natal a entrar.

Os pratos:
  • - O prato principal deve ser sempre peru ou bacalhau com batatas assadas (pelo menos na Europa) No Brasil ouvi dizer que o normal é apenas ser um prato com carne, como frango assado, porco, ou até lasanha. Certifique-se de que toda a gente gosta dele, a não ser que tenha disponibilidade para fazer dois pratos principais diferentes.
  • - Aposte em acompanhamentos: saladas, tostas, queijo, batatas ou arroz, couves,...  Acompanhe o prato principal de pão. 
  • - Se quiser, pode servir uma sopa quente antes ou após o prato principal. 
  • - Mesmo antes dos convidados chegarem, pode ter cestos com chocolates, biscoitos em forma de bonecos ou simples, e rebuçados. Para quem não é tão fã de doces, talvez nozes, pinhões, queijo, tostas, molhos, etc... Devem manter-se na mesa durante toda a comemoração.
  • - Escolha as bebidas: Vinhos de todos os tipos, ice tea, sangria, ponches de frutas, água, leite e sumos.
  • - Sirva sobremesas: Bolo rei, mousse, rabanadas, biscoitos com formas engraçadas, bolo de chocolate, torta de noz, pudim, cheesecake, bolo de iogurte, gelatinas, tronco de natal, brioche de Natal, cupcakes com decorações natalinas...


Actividades:
  • - Assista filmes: Alguns você pode levar para compartilhar com a família, de preferência com tema de Natal. Senão, só assista os que passam na Tv. Se o filme for pesado, cuidado com as crianças. 
  • - Fale de alguma coisa: O Natal é uma oportunidade de reunião com a família, então conviva e fale. Descreva como vão os estudos e o emprego, episódios engraçados, fale dos seus gostos, debata sobre alguma coisa que aprendeu, e leve trabalhos que faz no seu tempo livre (como desenhos ou músicas que criou).
  • - Fotos: São muito importantes. Leve fotos nada a ver sobre você, seus amigos e viagens, e outras do Natal antigo. Uma filmagem também vale. Tire novas fotos para ter recordações deste ano, engraçadas, com disfarces, do Pai Natal, da decoração ou simplesmente apanhe as pessoas distraídas. É sempre bom achar lembranças.
  • - Leve actividades para as crianças: Brinquedos, desenhos para colorir, bonecas e carrinhos, etc...
  • - Leve jogos: de cartas, dominó, bolas saltitantes, monopólio, entre outros. Se souber "truques de magia", apresente-os, pois dão para miúdos e graúdos. Vamos ver quanto tempo eles demoram a descobrir o truque! :)
  • - Organize contos: Leve histórias para os mais novos, e comece a ler ou interpretar, como uma peça de teatro. Conte histórias de Natal. Ou então faça uma ronda para toda a gente acrescentar algo à história, assim não exclui ninguém. 
  • - Cante canções: Canções de Natal, como Jingle Bell e outras - com a letra original ou alterada. Cante em casa ou nas ruas, para animar as pessoas. Oiça músicas novas e aprenda as letras, não necessariamente de Natal. Tente pôr toda a gente a cantar em japonês, por exemplo. Seria original :)


Convites e Lembranças:
  • - Para convites, tente algo original. Uma caixinha em forma de presente com a mensagem dentro, uma mensagem numa garrafa em cores de Natal, na tampa de uma compota que você pode oferecer, um simplesmente com formas típicas: pinheiros, gorros, bonecos de neve, estrelas, entre outros. Deve indicar Onde, quem convida, de quando (data e hora) até quando, e se precisam de levar alguma coisa. Deseje um Feliz Natal.
  • - Nas lembranças, faça uma pulseirinha, um frasquinho decorado com uma mensagem dentro, um perfume para as mulheres, uma vela, caixinhas ou sacos com biscoitos dentro, etc... Diga como mensagem algo do tipo: Espero que esta festa fique na sua memória! Que tal?

Outras Dicas:
  • - Decore a casa antecipadamente, e vá mantendo tudo limpo, para não se cansar com arrumações de última hora. 
  • - Ponha de parte a toalha, pratos e decorações da mesa, para ser rápido de colocar. De preferência, tenha-a posta com alguns petiscos quando os convidados chegarem. 
  • Confirme com os convidados se eles irão mesmo. Assim poderá se organizar melhor no número de cadeiras, e dose de comida. Caso não tenha mesa para todos, providencie bandejas.
  • - Por tradição, os presentes são abertos à meia-noite, mas nada impede você de mudar o horário.
  • - Planeje tudo: a decoração, as refeições, os convidados e as actividades. Tente uma lista.
  • - Nos presentes, tente dar pelo menos uma coisa a cada um. Se não tiver muito dinheiro, dê só uma lembrança e faça em vez de comprar. Aplique aquilo em que tem jeito: sabe desenhar, faça um desenho; é músico, componha uma canção; sabe cozinhar, faça doces; use a imaginação! Ou então DIY espalhados pela net ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário